Foto: Renan Mattos (Diário)
É impossível olhar para a reforma do muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori, no Bairro Nonoai, e não se perguntar por que a entrada que dá acesso ao pátio do colégio foi projetada justamente no local onde há uma árvore. O muro fica nos fundos da instituição, perto da esquina da Travessa Ceará com a Rua Tamanday.
Ao custo de R$ 51,6 mil, a ordem de serviço para a reforma foi assinada no dia 26 de novembro pelo prefeito Jorge Pozzobom e pela secretária de Educação, Lúcia Madruga. A empresa contratada para a reforma foi a Sérgio Lemes & Filho Ltda, que tem até o dia 26 deste mês para a conclusão das obras.
O QUE DIZ A EMPREITEIRA
O dono da empresa, Sérgio Lemes, explica que o projeto da construção do muro foi feito pela prefeitura. Ele ainda afirma que alertou o Executivo sobre a existência da árvore, que fica dentro do pátio da escola.
- Toda a obra é feita sobre o projeto da prefeitura. Eu sou obrigado a segui-lo. Eu comentei da árvore, mas eles só me dizem que é para seguir o projeto que foi aprovado - conta.
Conforme Lemes, ele avisou a prefeitura antes e depois da construção do muro, que a árvore ficaria bem no meio do portão.
- Eles me disseram que não podiam tirar a árvore por causa do meio ambiente e que não poderiam mudar o projeto. Então, só estou seguindo o correto - diz o construtor.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota, a prefeitura informou apenas que "será realizada uma vistoria técnica no local para avaliação da situação".
Antes da obra, o muro da escola, pela Travessa Ceará, já contava com um portão grande, que permitia o ingresso de veículos no pátio da instituição. Imagem do Google Maps (abaixo), de maio de 2016, mostra que o portão ficava ao lado da árvore, que é de grande porte.
Foto: Google Maps (Reprodução)
Imagem do Google Maps, de maio de 2016, mostra que o portão, virado para a Travessa Ceará, ficava ao lado da árvore